quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Assembléia de Deus no Estado do MA (SÍNTESE HISTÓRICA)

A Assembléia de Deus no Brasil


Entre os anos de 1900 e 1901 especificamente na América do Norte, teve início um reavivamento espiritual, chamado de movimento pentecostal. Esse movimento tinha como doutrina principal o Batismo no Espírito Santo com a evidência do falar em outras línguas ou em línguas desconhecidas, e a doutrina dos Dons Espirituais. A Igreja Assembléia de Deus no Brasil é resultado desse movimento.
Em 19 de novembro de 1910, chegou à cidade de Belém, capital do Estado do Pará, os missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg, suecos, que em meio ao movimento pentecostal, receberam em Chicago – EUA, o batismo com o Espírito Santo. Ambos eram batistas, e sentiram em seus corações o chamado para propagarem a palavra de Deus no Brasil. Ao chegarem em Belém, foram recebidos como hóspedes pela Igreja Batista da cidade.


Assim que começaram a pronunciar as primeiras palavras em português, começaram a evangelizar e a doutrinar. Devido a doutrina bíblica praticada por eles, relativa ao batismo com o Espírito Santo, que conseguiram alcançar alguns outros fiéis, foram excluídos da comunhão batista e expulsos da Igreja. Após esse episódio, esses missionários, juntamente com os fiéis expulsos, fundaram a denominação chamada de Missão da Fé Apostólica, em 18 de junho de 1911, sendo, portanto, a primeira Igreja Pentecostal brasileira. O nome Assembléia de Deus foi adotado somente em janeiro de 1918.

A AD espalhou-se rapidamente de modo que em 1944, a Assembléia de Deus já estava instalada em todos os estados da Federação. Atualmente, a AD possui mais de 20 milhões de membros e está presente em todos os municípios brasileiros. É organizada em dezenas de Convenções Regionais e uma convenção Geral, a CGADB. Depois de alguns anos, devido ao grande crescimento numérico e ministerial, surgiram alguns problemas administrativos, o que levou ao surgimento de outra convenção nacional, conhecida como CONAMAD, ou Assembléia de Deus ministério de Madureira.


A Assembléia de Deus no Estado do Maranhão

São Luís, a capital maranhense, foi a primeira cidade a ser alcançada pelo evangelho com teor pentecostal. A AD foi fundada em São Luis em 15 de janeiro de 1922 pelo colombiano Climaco Bueno Aza que, converteu-se em Belém, e foi auxiliar de Daniel Berg na implantação de diversas igrejas. Em 1918, Climaco Bueno Aza foi ordenado Pastor e indicado para iniciar a Assembléia de Deus no Maranhão, començando por São Luís.
Ao chegar em São Luís, Clímaco Bueno Aza começou a evangelizar no centro da cidade, e em 15 de janeiro de 1922 oficializou a fundação da Igreja na Rua 7 de setembro. Assim foi organizada a primeira AD no estado do Maranhão.

PASTORES DA AD EM SÃO LUÍS
De Clímaco Bueno Aza a José Guimarães Coutinho

CLÍMACO BUENO AZA



O irmão Clímaco foi o instrumento que Deus usou como pioneiro do movimento pentecostal em terras maranhenses, começando por São Luís, quando aqui chegou no final do ano de 1921. Por causa do seu dinâmico trabalho e por ter dado provas de sua chamada apostólica, foi que o nosso pioneiro foi comissionado pela Assembléia de Deus em Belém para iniciar o trabalho pentecostal no Estado do Maranhão, começando por São Luís.

Após oficializar a implantação da igreja em 15 de janeiro de 1922, o Pr. Clímaco Bueno Aza teve a alegria de ver o trabalho prosperar, não somente como resultado de seus esforços evangelísticos, mas principalmente porque "acrescentava-lhes o Senhor dia a dia os que iam sendo salvos", At 2.47b

MANOEL DE JESUS DA PENHA


Este substituiu o pastor Clímaco Bueno Aza ainda no ano de 1922, e serviu fielmente ao Senhor e a esta igreja até o ano de 1927

NELS JULIUS NELSON

Considerado "o apóstolo pentecostal brasileiro" e por outros, chamado de "o apóstolo Amazônia", também considerado o missionário do campo da Assembléia de Deus nos estados do Pará, Maranhão e Piauí, Nels Nelson pastoreou interinamente a AD em São Luís por duas ocasiões. A primeira em 1927, quando substituiu o Pr. Manoel da Penha, e a segunda, em 1939, em substituição ao Pr. José Bezerra Cavalcante, até que entregou a igreja aos cuidados do Pr. Deocleciano Cabralzinho de Assis.

MANOEL CÉSAR DA SILVA

Foi eleito pela igreja como seu pastor titular, tendo vindo da AD em Belém-PA. No ano de 1927, assumiu o pastorado da igreja em São Luís o pastor Manoel César da Silva que trabalhou incansavelmente até o ano de 1932.

LUÍS HIGINO DE SOUZA, 1932 - 1935


Ao se retirar do pastorado da igreja em São Luís, Manoel César foi substituído pelo pastor Luís Higino de Sousa, que serviu à referida igreja até o ano de 1935.

JANUÁRIO NOBERTO SOARES, 1935 - 1937


Em novembro de 1935 o Pr. Januário Noberto Soares, estando trabalhando na AD em Pedreiras, neste Estado, substituiu Luís Higino de Sousa na direção da AD em São Luís.

JOSÉ BEZERRA CAVALCANTE, 1937 - 1939


Ordenado ao Santo Ministério em 15 de dezembro de 1919 na Assembléia de Deus em Belém do Pará. Mais ou menos na mesma época, outros como Manoel César da Silva, José Leonardo e José da Penha também foram ordenados. Depois de ter servido no estado do Pará por alguns anos, José Bezerra Cavalcante veio a São Luís do Maranhão. Assumindo o pastorado da igreja em São Luís, serviu de 28/02/1937 até 24/05/1939.

DEOCLECIANO CABRALZINHO DE ASSIS, 1939 - 1941


O missionário Nels Nelson, que pela segunda vez pastoreou interinamente a Igreja, passou o pastorado da igreja em São Luís no fim de 1939 ao pastor Deocleciano Cabralzinho de Assis, a quem Deus usou maravilhosamente para reavivar a igreja na capital maranhense e presidir a construção do primeiro templo pentecostal nesta cidade, que foi solenemente inaugurado em 21 de setembro de 1941.

FRANCISCO PEREIRA DO NASCIMENTO

Nasceu em Belém do Pará no dia 30 de novembro de 1909. converteu-se aos 23 anos de idade. Ordenado ao ministério pastoral em 23 de março de 1934.

JOSÉ LEONARDO DA SILVA, 1942 - 1943


Tendo sido ordenado ao Santo Ministério pela Assembléia de Deus em Belém-PA no início da década de 20. O Pr. José Leonardo foi um destacado obreiro pioneiro das Assembléias de Deus no Brasil. Pastoreou a AD em São Luís por um período de um ano.

JOSÉ RAMOS, 1944 - 1947

O Pastor José Ramos pastoreou a IADESL até o ano de 1947.

JOSÉ TEIXEIRA RÊGO, 1947 - 1948


Pastoreou a igreja interinamente por apenas alguns meses.

JOSÉ PINTO DE MENEZES, 1948 - 1952


Nesse mesmo ano, atendendo a um chamado urgente, foi designado para o campo de Fortaleza - CE, onde serviu por apenas 04 meses, transferindo-se posteriormente para São Luís do Maranhão, ficando nessa cidade até outubro de 1952. Recebendo convite desta Igreja, aqui chegou no dia 19 de janeiro de 1953.

FRANCISCO MOISÉS GARCIA, 1953


Em fins de 1952 e começo de 1953, respondeu interinamente pelo pastorado da AD em São Luís, tendo dado posse ao pastor eleito, Alcebíades Pereira Vasconcelos.

ALCEBÍADES PEREIRA VASCONCELOS


Foi eleito em 16 de janeiro de 1953 como pastor titular da igreja e empossado nesta mesma data, pelo Pr. Francisco Moisés Garcia

ESTEVAM ÂNGELO DE SOUZA, 1957 - 1996


Nasceu na cidade de Araioses, Estado do Maranhão, no dia 2 de agosto de 1922. Filho de José Romão de Souza e de Maria Alves de Souza, teve uma infância e adolescência simples, vivendo essas quadras da existência sob os cuidados paternos.


Aos vinte e um anos de idade teve seu encontro com Cristo, aceitando-o como Senhor e Salvador pessoal. Era o dia 09 de abril de 1944 e o primeiro culto evangélico a que assistia, precisamente na cidade de Magalhães de Almeida. Recebeu o batismo com o Espírito Santo no dia 06 de julho do mesmo ano e em outubro, no dia primeiro, foi batizado em águas.

Em 21 de novembro de 1953 contraiu novas núpcias com a jovem Gizeuda Lima de Souza, que lhe deu outros seis filhos. Nesse mesmo ano, mudou-se para São Luís a convite do saudoso Pastor Alcebíades Pereira de Vasconcelos, tendo sido empossado a 04 de janeiro de 1954. Serviu como co-pastor da Assembléia de Deus na capital maranhense (A Igreja na Ilha contava com apenas três congregações) até 16 de dezembro de 1957, quando então assumiu, em definitivo, o pastorado da Igreja, à qual serviu durante 42 anos, um mês e doze dias. Participou da Conferência Mundial Pentecostal em Londres, Inglaterra, em 1976, e em Jerusalém, em 1995, tendo ainda visitado vários países da Europa e Ásia, além dos Estados Unidos da América. Em todo esse período, dedicou-se inteiramente à Causa com muito amor, trabalho e abnegação, o que somente a eternidade poderá revelar todos os frutos do seu profícuo ministério.

JOSÉ GUIMARÃES COUTINHO


Natural de São Luís - Maranhão, nasceu a 02 de novembro de 1947, em casa, no bairro denominado Codozinho, hoje Rua Pedro Álvares Cabral.


É proveniente de um lar humilde e honrado, sendo o 3º filho de uma família composta por 11 (onze) irmãos, cujos pais são o senhor José Ribamar Coutinho, residente nesta cidade e senhora Hilda Guimarães Coutinho, de sua saudosa memória.


Teve infância e juventude simples e pacata. Quando criança estudou nos colégios Rosa Nina e Sotero dos reis e, adolescente, no Liceu maranhense.

Não tendo tido o privilégio de nascer e ser criado em um lar evangélico ouviu pela primeira vez a palavra do Senhor, quando adolescente por um jovem chamado Jacó, membro da primeira Igreja Batista, ao qual pregava publicamente na Praça da Saudade, próximo ao Templo Central - Assembléia de Deus, sendo profundamente impactado por sua mensagem. A mensagem do Evangelho veio germinar em seu coração quando em 1970, aceitou Jesus como Salvador, no dia 18 de Janeiro, domingo à noite, no Templo Central da Igreja Assembléia de Deus aos 22 anos de Idade, entregando sua vida e mocidade nas mãos de Senhor. No mesmo ano recebeu o Batismo com o Espírito Santo em 23 de Março, descendo às Águas Batismais no dia 30 do mesmo mês. Foi discípulo do Pr. Estevam Ângelo de Sousa, ( Saudosa Memória) e auxiliar durante 26 anos do qual aprendeu a Sã Doutrina da Palavra do Senhor e os bons costumes da Igreja Evangélica assembléia de Deus.


Casou-se aos 22 dias do mês de maio de 1976, com a Irmã Maria de Nazaré Lemos Coutinho, no Templo Central da Assembléia de Deus em São Luís, com celebração presidida pelo Pr. Estevam Ângelo de Sousa, de cujo casamento nasceram dois filhos - Jessé Lemos Coutinho e Josué Lemos Coutinho acrescido por Claudinéa Cruz aquém criam como filha a partir dos 12 anos de idade.

NOTA IMPORTANTE:
Nos últimos anos a IEADESl teve um grande crescimento númerico, registrando no seu rol alguns milhares de novos membros. Com a descentralização dos trabalhos pastorais os membros tiveram mais assistência pastoral e as congragações demonstraram um maior ânimo na tarefa da evangelização, discipulado e ação social.

Mesmo depois do desmembramento de algumas áreas e congregações da ilha de São Luis, que tornaram-se em campos ligados à CEADEMA, a igreja-mãe continua com um agradável ritmo de crescimento.

A igreja conta hoje ( abril de 2008 ) com 250 congregações e dezenas de pontos de pregação, somando mais de 40 mil membros e congregados na capital do estado.

8 comentários:

  1. meus queridos a paz do senhor estou atraves deste comentario tentando encontar meus parentes quye moram na cidade de pio XII so tenho o sobrenome GREGORIO SOBRINHO sao parentes direto do meu avo ANTONIO GREGORIO SOBRINHO se derrepente houver alguem com esse sobrenome na igreja por favor me comunique e caso de urgencia meu nome e ROGERIO SOBRINHO DE QUEIROZ flho de ZILA ARAGAO SOBRINHO por favor eu preciso de resposta que Deus abençoe a cada um de voces deixe recado no meu e-mail(deriorsq@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Anderson peço a vc mais uma por favor me ajude se derrepente vc encontrou alguem que pertence a familia gregorio me comunique por favor eu preciso de resposta desde ja te agradeço meu e-mal deriorsq@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sou neta do Saudoso Pr. (pioneiro)
    Januário Norberto Soares, supra citado.
    Filha de um de seus filhos o diácono José Dantas Soares
    (in memorian)
    Filha mais nova. Meu pai foi diácono por todo seu Ministério
    por nõ ter podido estudar, mas era uma evangelista nato
    um ganhador de almas, trabalhou muito na Igreja Assembléia de Deus,
    congregação do Tijuca II, Setor 1. em Campo Grande MS.
    Nesse ano de 2013 no primeiro dia ele passou para o Senhor,
    a saudade é muito grande.
    Ele goza de um feliz descanso.
    Deixaou viúva a irmã Sra.
    Maria do Socorro Delmondes Soares, 78 anos,
    três filhos Valéria, Douglas e eu,
    cinco netos Vangley, filho único de Valéria Delmondes Dantas
    Israel e Juliana Dantas azambuj meus filhos;
    Débora e Danielly filhas do Pr. Douglas.
    Dois bisnetos, meu neto Henrique arthur,
    E Miguel Valentim (nasciturro) ainda chega
    nesse mês de dezembro.
    Meu irmão Douglas Delmondes Dantas casado
    com a irmã Sra. Adenir Peixoto Dantas, pai de Daniele e Débora
    (diaconisa com 17 anos e cantora).
    Hoje é pastor na sede do setor I , presidida pelo
    Pr Antonio Dionisio Silva em MS.
    na Assembleía de Deus Missões, AntigaBelém
    A nossa família ainda mantém-se na denominação de origem, salvo
    Eu Maria Ap. Delmondes Dantas que sou da Igreja Batista do Meier
    Pr Purin. no Rio de Janeiro no momento tenho um MISSIONÁRIO,
    onde coopero com a Igreja Pentecostal Nova Sião em Caxambí.
    E nome de minha família agradeço a homenagem feita
    a memória do meu avô. JANUÁRIO NORBERTO SOARES.
    Estamos toda a família na presença do Senhor, batizados
    e em comunhão COM A IGREJA.
    A GRAÇA A PAZ que excede todo entendimento.
    E AS DOCES CONSOLAÇÕES DO ESPIRITO SANTO
    estejam com a igreja e todos os irmãos da Assembléia de Deus do Maranhão.
    e as demais igrejas no Brasil e no mundo.

    Maria Ap Delmondes Dantas.

    ResponderExcluir
  5. Alguém conhece o Pastor Michael Lima? Favor se alguém conhece entre em contato comigo pelo face Mateus Rodrigues Rocha Duarte ou pelo email:mateeus.rocha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Não vi o nome do pastor Pedro Aldir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giancarlo pr Aldi Damasceno não pastoreou a assembléia de Deus em São Luís.

      Excluir
  7. ola apaz do Senhor gostaria de saber do gerenciador deste blog se o pastor Januario foi o primeiro pastor na Assembleia de Deus em Pedreiras?
    preciso da resposta urgente pois se trata do estatuto da igreja e pede o nome do primeiro pastor visto qe a igreja foi inaugurada em 1930 e o referido pastor esteve no ano de 1935 contato cantorarosysilva@bol.com.br

    ResponderExcluir